16 de janeiro de 2012

PSOL & APDEL X PODER PUBLICO

 Após uma reunião na sede do PSOL, o presidente a APDEL Associação dos portadores de deficiência fisica de Lagarto \SE. Zé Paulo convida o partido socialismo e liberdade para participar de um ato publico em defesa de acessibilidade para os cadeirantes, em marcha pelas ruas da cidade os militantes do PSOL se deslocaram da feira até a câmara legislativa para alertar a sociedade e aos vereadores, sobre a falta de respeito do poder publico para com os deficientes.
 Em frente a câmara municipal o presidente da APDEL, relata vá rios casos de falta de respeito e de compromisso com os deficientes que vem sendo alvo de preconceitos no município, segundo Zé Paulo o ministério publico já foi acionado e o administrador do município ja foi notificado, Zé Paulo alega que vários acordos foram firmados, porém o poder publico não vem cumprindo com estes acordos, os deficientes tem o direito de um veiculo exclusivo, más o veiculo sempre tem que comportar outras pessoas sem nenhum tipo de deficiência.
 O presidente municipal do PSOL ler uma nota de solidariedade aos deficientes em frente a câmara legislativa.


REPÚDIO A FALTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA OS PORTADORES DE DEFICIÊNCIAS FÍSICAS DE LAGARTO/SE E DE TODO O BRASIL.
NOTA DO PSOL LAGARTO-SE
Deficiência física é o nome dado a característica dos problemas que ocorrem no cérebro ou sistema locomotor, e levam a um mau funcionamento ou paralisia dos membros inferiores ou superiores.
A Deficiência física podem ter várias etiologias, entre as principais estão os: Fatores genéticos, fatores virais ou bacterianos, fatores neonatal e fatores traumáticos (especialmente os medulares).
As pessoas com deficiência de ordem física ou motora necessitam de atendimento fisioterápico e psicológico, a fim de lidar com os limites e dificuldades decorrentes da deficiência e simultaneamente desenvolver todas as possibilidades e potencialidades.
Infelizmente, o que pode ser visto na cidade de Lagarto e que dificilmente os nossos deficientes não gozam do respeito merecido e dos direitos garantidos pela lei, isso devido a insensibilidade dos nossos governantes que não dão a mínima para garantir a qualidade de vida desses cidadãos lutadores que merece atenção especial de todos da sociedade. 
O nosso poder público tem o DEVER de GARANTIR o desenvolvimento de políticas públicas de acessibilidade, porem, é visível que as praças públicas não tem um número considerável de rampas que viabilizem o transito dos nossos cadeirantes em todos os pontos da mesma, sem falar do difícil acesso que os mesmos encontram nos passeios, orgãos públicos e até privados.
O PSOL de Lagarto está junto aos companheiros deficientes físicos, não por sermos oportunistas do ponto político-partidário, mas sim, por sermos parte de uma agremiação política de massas, que luta diariamente pelos direitos dos menos favorecidos, dando vozes áqueles que os poderosos querem calar, fazendo com que os mais ávidos clamores possam serem visualizados pela população como um todo, fazendo com que guerreiros adormecidos que sonham com um país mais justo e igualitário para todos possam unir-se em busca da liberdade através do socialismo. 
Manifestamos aqui, a vontade política do PSOL de Lagarto em comunhão com o PSOL de Sergipe em estreitar laços com as diversas associações que defendem essa nobre causa a exemplo da APDEL (Associação de Portadores de Deficiência de Lagarto), para que possamos debater a melhoria da qualidade de vida dos nossos companheiros especiais.
 cadeirantes fazem o uso da palavra e expressa as dificuldades que enfrentam na cidade devido a falta da introdução das politicas publicas.

 Passinho portador de deficiência do povoado TANQUE, relata que em seu povoado não existe nenhum tipo de acessibilidade, alerta ao gestor e aos vereadores para que apresentem um projeto que venha sanar estes problemas que os cadeirantes convivem em seu dia dia.
 Os cadeirantes ansiosos por uma solução do poder publico.
 Alguns militantes do PSOL  se fizeram a esta luta, Josemir do finado Zé bigodinho, Fabio Evangelista, Marcos do MST, Jandisom portador de deficiência e membro da APDEL, chapinha do bairro Ademar de carvalho, sub-tenente Willians Cardoso.
 Segundo Valmir Monteiro, algumas ações estão sendo feitas para melhorar a acessibilidade. Ele falou de 22 escolas que estão sendo reformadas onde está sendo priorizada a acessibilidade. Quanto às rampas nas calçadas, Valmir disse: “não poderia chegar na casa de um cidadão e desmanchar a calçada que não tem a condição de acessibilidade. E eu reconheço, reconheço...e tenho mandado que a fiscalização que faça constantemente nos locais, se algum tiver fazendo, que deixe de fazer ( calçadas sem meios acessíveis ).
Se quiser vamos marcar agora o dia para um reunião, onde discutiremos o assunto”, tentou explicar o gestor.

 Segundo Marcélio Oliveira, a responsabilidade é da Sec. de Ação Social, para fazer o levantamento das áreas na cidade onde a situação de acessibilidade está precária, e não da ADPEL, como teria dito o prefeito Valmir.
 Após alguns debates construtivos, o prefeito Valmir Monteiro retirou-se do local alegando que não iria discutir o problema na rua, porém a reunião que o mesmo sugeriu para debater os fatos não foi marcada.
Outro fato que surpreendeu a todos foi quando a irmã do prefeito alegou que nos deveríamos para com a manifestação em respeito a seção da câmara que estava prestes a começar, más logo em seguida Marcélio em bom tom relata que mais respeito merece os portadores de deficiências que tem seus direito jogados na vala do esquecimento.
A esquerda da foto Fábio Evangelista, ao centro Josemir ex-candidato a senador pelo PSOL 12.800 votos  Zé paulo Presidente da APDEL (camisa branca.) 

Logo em seguida todos os cadeirantes foram levados para assistir a seção da câmara, e com o apoio e pressão de todos foi conquistado o direito de fazer o uso da palavra para exclamar ainda mais os problemas  dos cadeirantes, más infelizmente mais uma vez os cadeirantes sofrerão preconceito pelo gestor municipal que titulo o presidente da APDEL de baderneiro.


 Ainda na seção zé paulo expressa o repudio ao gestor municipal em nome de todos os cadeirantes e cobra os seus direitos.


                  SECRETARIA DE SAUDE PUBLICA, NÃO EXISTE ACESSIBILIDADE.
 
                               ESCOLA ADELINA MARIA, NÃO TEM ACESSIBILIDADE.

                    PRAÇA DE ROQUE LANCHE COMO É CONHECIDA, NÃO EXISTE RAMPAS DE ACESSO.
     PRAÇA DA ANTÁRTICA COMO É CONHECIDA, NÃO TEM RAMPAS DE ACESSO.
                                CONSELHO TUTELAR, NÃO TEM ACESSIBILIDADE.
           O QUE VEMOS É UMA ENTRADA PARA VEÍCULOS, NÃO ADEQUADA PARA OS CADEIRANTES.
      MATERNIDADE DE VALMIR COMO É CONHECIDA, NÃO TEM ACESSIBILIDADE.


             SECRETARIA DE EDUCAÇÃO NÃO TINHA ACESSIBILIDADE, HOJE TEM.
                         AOS FUNDOS DA PREFEITURA NÃO TEM ACESSIBILIDADE.
 
LATERAL DA PREFEITURA MUNICIPAL NÃO TEM ACESSIBILIDADE.

               FRENTE DA PREFEITURA MUNICIPAL NÃO TEM ACESSIBILIDADE.
                            COLÉGIO FREI CRISTÓVÃO NÃO TEM ACESSIBILIDADE.
                        IGREJA DO ALTO BA BOA VISTA NÃO TEM ACESSIBILIDADE.
                         IGREJA DO ALTO BA BOA VISTA NÃO TEM ACESSIBILIDADE.

Resultado da Manifestação: nos dia de hoje podemos ver estacionamentos exclusivos para os cadeirantes, a secretaria de educação fez rampa de acesso, a copex também fez uma rampa de acesso agradecemos a compreensão, correio, bancos bradesco, banese, brasil, nordeste, caixa.... más ainda falta muito. vamos a luta e precisamos de todos nestas e em muitas outras lutas que estão por vir. MOBILIZAR É PRECISO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário