27 de janeiro de 2013

POVOADO CRIOULINHO DE CIMA EM LAGARTO-SE SOFRE DEVIDO A SECA

A Comunidade do povoado crioulinho em Lagarto-SE, está em estado emergencial devido a seca.
O problema começa a partir da falta das políticas públicas locais, á diversos anos, aproximadamente (12 anos ) existia um poço com motor para bombeamento da água até um chafariz para suprir as necessidades da comunidade.
Porém este mesmo poço, foi abandonado quando houve um furto do motor e das placas de energia solar, não sabe-se de fato se a administração da época fez um boletim de ocorrência sobre o advento.

Más deixando as peculiaridades de lado, o absurdo, é que nada foi feito para resolver o problema, sendo desta forma que em conseqüência da situação, veio o chafariz também ser desprezado, passado mais um tempo a caixa de água que armazenava a água teve um suposto sumiço, sumiço este que ninguém sabe explicar.
Não restando alternativas para a comunidade, á única fonte de armazenamento da água são as cisternas de captação da água da chuva, más os fatores climáticos dos dias atuais, não foram favoráveis para esta região, com poucas chuvas e o intenso uso da água pelos moradores para suprir as necessidades do dia, dia, em sua maioria as cisternas estão completamente vazias, até mesmo a cisterna ao lado da escola esta seca.

A comunidade fica sem ter água de qualidade, tendo tão somente a água de um rio que também esta em fase terminal devido à seca, uma água imprópria para o consumo humano, que ainda é dividida com os animais, tem sua coloração esverdeada.
A atual administração do PSDB ( 45 ). Faz vista grossa e despreza a comunidade, já são 15 dias de intensas cobranças de providencias nos meios de comunicações, más até o momento nada foi feito.
Enquanto isso, nós que formamos o Partido Socialismo e Liberdade PSOL ( 50 ), estamos engajado com a comunidade nesta luta coletiva e fizemos um documentário de vídeos,fotos e confeccionamos um oficio decretando estado de emergência para a comunidade. Com o aval dos moradores todos assinaram este documento, que será entregue a Prefeitura Municipal de Lagarto nesta segunda-feira dia 28-01-2013, solicitando providencias no período de 20 dias para que a prefeitura resolva este impasse.
Caso a prefeitura der continuidade a este desdém, o PSOL estará protocolando a denúncia na promotoria pública local, por ofensa aos direitos da cidadania, ofensa ao estatuto da criança e do adolescente, ofensa aos idosos, e a negligência do patrimônio publico.


Local do antigo chafariz, não restou nada...
                    

Rio que sustenta as famílias nos dias de hoje, esta completamente seco.

Local onde existia as placas solares, para fazer o motor funcionar, só restou  o batente.

Garita onde o motor era guardado, desprezo total.



Nenhum comentário:

Postar um comentário